Linhas

A escolha da linha varia muito de acordo com o objetivo e o perfil de cada pescador, sendo as mais usadas, a  de multifilamento e a de monofilamento, cada uma delas tem suas próprias características de seu uso específico. As linhas de monofilamento são as mais escolhidas pelos pescadores, por se uma linha de pesca com ótimo custo benefício e como o próprio nome já diz com um único filamento, o que permite maior precisão em sua utilização, ótimas para fazer nós, material super fácil de manusear. Outra opção é a linha de multifilamento, essa é composta por vários fios, o que permite uma maior durabilidades do material e resistência, a linha de pesca de multifilamento e uma ótima opção para pesca em mares caracterizada por uma Outra vantagem que é a memória de linha, que é praticamente zero. Isso significa que a linha não é elástica e não deforma ao ser puxada.

Linha de Pesca

Apesar de parecer uma atividade simples para algumas pessoas, sair para pescar exige equipamentos próprios e acessórios ideais, como a linha de pesca. Isso porque, não adianta nada estar com a vara e com o molinete adequados, mas usar uma linha de segunda categoria e fraca para o tipo de peixe que você deseja fisgar.

Pensando nisso, os especialistas do O Boto, loja on-line de artigos para pesca, reuniram algumas dicas e listaram os principais tipos de linha para sua pescaria ser um sucesso!

Diâmetro da linha de pesca

Antes de falarmos sobre os principais e mais conhecidos modelos de linha de pesca, devemos saber diferenciá-las.

Para isso, o primeiro passo é prestar atenção no diâmetro da linha. Quanto mais grossa ela for, maior será a resistência na hora de puxar o animal.

No entanto, quanto maior o diâmetro, menor será o tamanho da linha.

Por isso, é importante ter em mente, principalmente, o peso do animal que você deseja fisgar. A partir disso, você consegue analisar qual é a espessura de linha ideal para sua pescaria.

Quais são os tipos de linha de pesca?

De maneira geral, existem três tipos de linha de pesca: monofilamento, multifilamento e fluorcarbono. A seguir, confira as características de cada uma.

Linha de pesca monofilamento

Esse modelo é o mais popular entre os pescadores, principalmente, devido à sua versatilidade.

Como o próprio nome sugere, o monofilamento significa que a linha possui um único fio.

Geralmente, esse fio é de nylon, possui fácil manuseio e bastante elasticidade, podendo variar de 15% a 30%.

Por esse motivo, a principal vantagem da linha de pesca monofilamento é o custo-benefício, bem mais acessível do que a de multifilamento.

Linha de pesca multifilamento

A linha de pesca multifilamento é constituída por vários fios trançados ou fundidos entre si.

A principal característica é que o fio que compõe esse tipo de carretel é o poliéster. Por isso, quase não possui elasticidade.

No entanto, comparado ao fio de nylon, o de poliéster é bem mais resistente, aguentando peixes de grande porte.

Além disso, a pouca elasticidade atribuída à linha multifilamento a torna ideal para pescaria com iscas softs, já que é mais sensível ao toque e proporciona uma resposta imediata nas fisgadas.

Linha de pesca de fluorcarboneto

Podemos dizer que a linha de pesca de fluorcarboneto é uma junção das de monofilamento e multifilamento. Isso porque, assim como a primeira, ela é constituída por apenas um fio, mas possui maior resistência, como o segundo modelo.

Uma de suas principais características e a mais vantajosa é que a linha de fluorcarbono é, praticamente, invisível à visão dos peixes.

Além disso, ela mantém sua força intacta mesmo estando molhada.

Como escolher a linha de pesca ideal?

Com tantos modelos e marcas de linha de pesca disponíveis no mercado, fica difícil definir a ideal para a pescaria, não é mesmo? Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor linha de pesca.

Como já mencionamos anteriormente, é preciso ficar atento ao diâmetro da linha, sua resistência e ao material do fio.

Basta lembrar que as linhas de nylon são mais elásticas e menos resistentes. Por sua vez, as de poliéster e de fluorcarboneto são menos elásticas e mais resistentes.

Por isso, as de monofilamento são indicadas aos pescadores que não queiram tanta resistência à fisgada e visam diversos tipos de peixes.

Já as de multifilamento, são recomendadas para quem deseja atrair peixes maiores e mais pesados ou que exigem mais força durante o puxão.

Tendo em vista essas informações, é muito importante considerar o tamanho do peixe para escolher a linha que mais se adequa ao peso e sua força. É só você pensar na seguinte regra: quanto maior for o peixe, maior precisa ser a grossura (ou diâmetro) da linha.

Dúvidas Frequentes

Como dar nó em linha de pesca?

1º - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;

2º - Dê quatro ou, no máximo, cinco voltas sobre os segmentos que passam pelo olho do anzol;

3º - Puxe a sobra da linha e aperte até formar o corpo do nó;

4º - Dê o último aperto, puxando pela linha principal e apare as pontas;

Quais as vantagens da linha de monofilamento?

Por ser mais simples de manuseá-la, a monofilamento acabou se tornando a linha de pesca preferida dos pescadores iniciantes. Além disso, outros benefícios encontrados nesse modelo são:

  • - Praticidade
  • - Baixo custo
  • - Facilidade em utilizar

Quais as vantagens da linha de multifilamento?

A principal vantagem dessa linha é que ela não deforma ao ser puxada. Isso se dá pela baixa elasticidade do fio, uma das mais importantes características da multifilamento. Outros benefícios são:

  • - Resposta rápida
  • - Melhor arremesso
  • - Bastante precisa para pesca de superfície, já que demora para afundar

Quais as vantagens da linha de fluorcarboneto?

Impossível falar da linha de pesca de fluorcarboneto sem mencionar sua extrema sensibilidade em comparação com os outros modelos. Basta um simples toque do peixe que o pescador irá sentir. Além disso, o fluorcarbono é muito resistente e, por isso, não se quebra facilmente.

Qual a melhor marca de linha de pesca?

Independente dos modelos, as marcas de linha de pesca que vêm se destacando no mercado são:

Para que tipo de pesca a linha de monofilamento é indicada?

- Pesca em águas claras

- Pesca com isca de superfície

Para que tipo de pesca a linha de multifilamento é recomendada?

- Pesca em alto mar ou em águas mais profundas

- Pesca de peixes mais pesados ou mais resistentes ao puxão

Qual a melhor linha de pesca para arremesso com carretilha?

A linha multifilamento é a mais indicada para quem pesca com carretilha, já que ela desenrola melhor durante o arremesso.

Qual a linha de pesca ideal para pegar piapara?

Por ter uma resposta mais rápida ao ser fisgada, a linha de multifilamento é a mais indicada para pescar piapara. O ideal é que o diâmetro da linha fique entre 0,19 e 35 milímetros.

FISGUE MEGAS
OFERTAS